Pergunta pra você: **essa foto foi tirada em 2001 ou em 2024?**
A resposta certa é 2024! Mas essa foto tranquilamente poderia estar em um editorial de revista de 20 anos atrás. Aí você pode tá pensando: “Mas Marina, a moda é cíclica mesmo, né? Não foi sempre assim?”
E, sim, ela é! Muitos estudos falam sobre ciclos de 20 anos para o que já esteve em alta no passado voltar com tudo. Recentemente até li um trecho do livro "Hit Makers, como nascem as tendências”, que fala sobre a Lei de Laver, escrita por James Laver e que seria um critério teórico para os ciclos da moda. Nela ele diz como a moda de cada tempo seria classificada:
Considerando que essa teoria foi escrita por Laver em 1937, dá pra dizer que a mudança nessas classificações tá cada vez mais rápida.
O que tenho sentido é que, para além dessa velocidade, agora as coisas estão diferentes em outro aspecto: as tendências vêm e voltam com outros nomes o tempo todo pra ter mais apelo comercial, mas quando olhamos de perto, é praticamente um monte de cópias daquilo que já foi feito mesmo.
Estamos em uma crise de originalidade? Será que tudo novo de verdade já foi criado? Ou o problema está em dar destaque apenas para pessoas com o mesmo perfil e mesma origem que só criam coisas similares? O mercado tem algum interesse pelo original ou prefere sempre o conhecido para vender mais?
No EPISÓDIO mais recente do ESTILO POSSÍVEL a gente vai atrás de respostas para pergunta: AINDA EXISTE ORIGINALIDADE NA MODA?
Para explorar este assunto junto comigo, convidei a estilista baiana Isa Silva que descobriu muito cedo que a sua história era o que de mais original ela poderia ter na vida.
O Episódio tá disponível pra você assistir no Spotify e Youtube e ouvir em todas as Plataformas de Podcast.
Espero que esse episódio te inspire a se vestir e a viver de um jeito mais original!
Ouve lá e depois me manda uma mensagem para me dizer o que achou no @santahelena ou por e-mail no estilopossivel@gmail.com
Um beijo,
Marina
Primeira vez que ouço da Lei de Laver, incrível Marina! Obrigada!