Escrevo essa newsletter ainda sob forte emoção com a conquista do ouro pela Rebeca. Sabe que depois que tive uma filha, fico me colocando muito no lugar da mãe dos atletas, quanto emprenho, nervosismo e quanto orgulho, né?
Bilhões de pessoas em todo o mundo tiveram uma imagem gloriosa do Brasil com a vitória da Rebeca. A imagem de um país forte, diverso, resiliente, carismático e vitorioso.
Essa é a força que as Olimpíadas têm: mostrar o nosso melhor, como em uma vitrine, para o mundo todo.
Nesse sentido, parece que perdemos uma grande chance de fazer o mesmo com os uniformes questionáveis (pra dizer o mínimo) do nosso time olímpico. Perdemos uma ótima oportunidade de mostrar o melhor da moda do Brasil para o mundo e de abrir frentes também nesse campo econômico.
Moda e esporte andam juntos há muito tempo, uma parceria que dita comportamentos, contrói cultura e gera muito, mas muito dinheiro.
Pena que o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (não só ele, mas uma parcela importante dos “tomadores de decisões") parece ignorar estes fatos. Ele respondeu às criticas ao uniforme do Brasil nas Olimpíadas dizendo a infeliz frase: “Olimpíadas não é Fashion Week”.
Ahã, tá bom.
As duas marcas de tênis mais vendidas no mundo: Nike e Adidas começaram como marcas focadas exclusivamente em atletas. Rayssa Leal foi anunciada como embaixadora da Louis Vuitton. Serena Williams foi a primeira atleta a ganhar o prêmio de Ícone Fashion da CFDA.
Esporte e moda definitivamente estão mais juntos que nunca. As marcas de luxo nunca tiveram tanto interesse em lançar peças inspiradas nos esportes.
Mas como essa relação acontece? Como a moda influencia o esporte e vice-versa? E como isso influencia o nosso jeito de se vestir, o nosso guarda-roupas?
Para falar um pouco sobre a relação da Moda com o Esporte e também sobre sua trajetória na moda, eu convidei um estilista que começou a fazer roupas porque queria calças que pudessem ser usadas no trabalho, mas também servissem para andar de skate.
O ESTILO POSSÍVEL desta semana é com Jubba Sam, fundador da DOD Alfaiataria.
O Episódio já tá disponível pra você assistir no Spotify e Youtube e ouvir em todas as Plataformas de Podcast.
Ouve lá e depois me manda uma mensagem para me dizer o que achou no @santahelena ou por e-mail no estilopossivel@gmail.com
Um beijo,
Marina
Tá boa demais essa temporada, gente. Não perco um episódio.