Todos os anos, quem ama moda já marca a primeira segunda-feira de Maio na agenda. Tradicionalmente é nessa data que acontece o MET Gala, evento beneficente que marca a abertura a exposição anual do Instituto de Indumentária do Museu Metropolian e também o maior momento do ano para os fashionistas.
O tema do ano é Superfine: Tailoring Black Style e o dress code, que acabou de ser divulgado, tem tudo a ver com essa temática. "Tailored for You”, que numa tradução literal, algo como “feito para você", bem alinhado com o foco na alfaiataria masculina que deve ter a exposição.
De acordo com a Vogue, a ideia é que essa temática explore o papel da indumentária na formação de identidades negras, com foco na emergência, significado e proliferação dos dândi negro. Nada maus justo que das curadoras da exposição ser Monica L. Miller, autora do livro maravilhoso Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity, que hoje declarou que “o dandismo pode parecer frívolo, mas frequentemente representa um desafio ou uma transcendência de hierarquias sociais e culturais. Esta exposição explora o dandismo como um pronunciamento e uma provocação.”
Lembrando que o tema e o dress code são super importantes também como guias para os trajes dos convidados. Então, se todo mundo fizer direitinho, já podemos esperar muitos ternos perfeitos e todas as adaptações criativas possíveis de códigos próprios do vestuário masculino no tapete vermelho. Já imagino muito Saint Laurent, Thom Browne, risca de giz, Doechii sendo a mais bem vestida da noite…
E por falar nela, Doechii está bem linda na lista de celebridades que compõem o comitê de anfitriões do evento, junto com pessoas como Chimamanda Ngozi Adichie, André 3000, Ayo Edebiri, Edward Enninful e A$AP Rocky (reizinho do dandismo moderno).
Um listão e um tema desses, gente! Mal posso esperar.
Um beijo,
Marina
Você pode ajudar essa news compartilhando com seus amigos e também continuar a falar sobre moda lá no Club Estilo Possível, minha comunidade exclusiva para assinantes.
Lá tem mais textos, fotos, vídeos e um podcast 100% novo e que você só encontra por lá. Vem dar uma olhada!